Como ocultar mensagens no Messenger

Você se incomoda quando leem suas conversas sem sua permissão? Descubra como ocultar mensagens no Messenger e proteja-se dos curiosos.

Você já teve a sensação de estar sendo vigiado? Ou pior: já sentiu que suas conversas no celular estavam sendo observadas? A verdade é que ninguém está a salvo dos bisbilhoteiros.

Mas se você se preocupa que alguém possa ler suas conversas, vai gostar de saber que há como ocultar mensagens no Messenger.

“A função para ocultar mensagens é feita pelo próprio Messenger. Por isso, tenha cautela com apps não oficiais que prometem funcionalidades já disponíveis pela rede social e, principalmente, aqueles que garantem recursos que ferem a sua Política de Privacidade”, alerta Frank Vieira, especialista em privacidade digital do dfndr lab, laboratório de segurança digital.

A recomendação do especialista é que os usuários evitem recorrer a ferramentas não-oficiais que prometem recursos no Messenger. “É bastante comum que elas solicitem ações em troca da funcionalidade dita como exclusiva que podem ser maliciosas, como baixar arquivos ou compartilhar links suspeitos com seus contatos, podendo infectar o celular com vírus ou até roubar os dados da vítima”, explica Vieira.

Leia mais: Como saber se a pessoa leu a mensagem no Messenger

Como ocultar conversa no Messenger

O Messenger dispõe de dois recursos diferentes para ocultar mensagens e proteger sua privacidade: arquivar uma conversa ou criar uma conversa secreta. Ao arquivar, o bate-papo selecionado sai da tela inicial e vai para uma pasta secundária.

Já a conversa secreta cria um bate-papo criptografado para garantir mais privacidade para você e seu contato. Veja o passo a passo abaixo.

No aplicativo:

Abra o seu aplicativo do Messenger e mantenha a conversa que deseja arquivar pressionada por alguns segundos. Depois, toque em Arquivar.

No site do Messenger:

Se você estiver no site do Facebook, abra a conversa que deseja ocultar e, no canto superior direito, clique no ícone de engrenagem. Depois, selecione a opção Abrir no Messenger. Com a conversa aberta, também no canto superior direito, clique novamente no ícone da engrenagem e depois em Arquivar.

A conversa já não será mais exibida no Messenger, mas você poderá continuar se comunicando com seu contato normalmente.

Como criar uma conversa secreta no Messenger

Este recurso, disponível apenas no aplicativo, encripta as mensagens enviadas para torná-las impossíveis de decifrar até pelo próprio Messenger.

Abra o Messenger e selecione o contato com quem deseja conversar e depois toque no ícone de informação no canto superior direito. Por fim, escolha a opção Ir para uma conversa secreta.

Você perceberá que duas conversas estarão abertas com o mesmo contato. A conversa secreta é identificada por meio do ícone de um cadeado no canto inferior.

Leia mais: Como remover vírus no Messenger do Facebook

Como enviar mensagens que desaparecem

Dentro da opção conversa secreta há ainda a possibilidade de enviar mensagens temporárias, que ficam disponíveis apenas pelo tempo pré-determinado por quem envia. Isso significa que, passado esse tempo, a mensagem se autodestruirá. Para criar uma mensagem temporária, siga o passo a passo.

Dentro da conversa secreta, clique no ícone do cronômetro à esquerda do campo de texto. Depois, selecione quanto tempo após ser visualizada, essa mensagem vai desaparecer. Ela pode conter, além de texto, imagens, áudios ou vídeos.

Tenha mais privacidade no Messenger

O especialista de privacidade do dfndr lab recomenda também que o usuário busque por soluções para impedir que seus apps sejam acessados por pessoas mal-intencionadas, principalmente, em caso de perda ou roubo.

O dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android, possui a função Cofre, que permite proteger qualquer um de seus aplicativos com uma senha extra, incluindo o próprio Messenger.

Ao ativar essa proteção, você cria uma barreira contra o acesso de curiosos às mensagens trocadas no aplicativo. Você pode baixar grátis o dfndr security tocando aqui.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: