Como remover vírus no Messenger do Facebook

Vírus no Messenger do Facebook podem causar diversos problemas, como tornar o sistema mais lento e alterar arquivos, além de publicar mensagens usando sua identidade. Saiba eliminar vírus em poucos passos.

Se você recebeu uma mensagem suspeita que te pedia para clicar em um link, provavelmente você esteve diante de um vírus no Messenger do Facebook.

Esta é uma abordagem característica dos malwares criados por hackers. “Nestes casos, eles são disseminados através de links e levam o usuário a instalar ou ativar um programa ou app malicioso”, explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital.

Segundo o laboratório, entre janeiro e 05 de junho de 2018 foram bloqueados 519 mil ataques via Facebook e Facebook Messenger; isto é, cerca de 3300 tentativas de ataques por dia. Uma vez no celular, malwares podem causar diversos problemas, como tornar seu sistema mais lento e danificar e alterar arquivos; podem ainda publicar mensagens – o que é bastante comum em infecções pelo Facebook – e até fazer compras usando a identidade do usuário.

Se esta é a sua situação, veja as recomendações de Simoni sobre como remover vírus no Messenger do Facebook.

1. Mude sua senha

Sempre que identificar um comportamento estranho no seu Facebook, o primeiro passo é mudar a senha da conta. Desta forma, você evita que o problema se agrave, por exemplo, que o hacker roube suas informações.

2. Exclua aplicativos suspeitos do Facebook

Os vírus podem instalar aplicativos maliciosos em sua conta. Portanto, é importante verificar quais você tem instalado no seu Facebook. Para isso, acesse o menu > “Configurações e Privacidade” > “Configurações” > “Aplicativos e sites” > “Conectado com o Facebook”.

Nesta área, você pode conferir os aplicativos ativos. Verifique se há algum com ícone e nome estranhos ou desconhecidos ou que você não se lembre de ter autorizado. Para eliminar um app, selecione-o e, em seguida, clique em “remover”.

3. Passe um antivírus no celular

É imprescindível passar um antivírus no celular. Mesmo que o vírus já tenha infectado o seu aparelho, os aplicativos de antivírus são capazes de identificar e eliminar a ameaça.

Dê preferência a um antivírus de alto nível de eficácia, como o dfndr security, que faz verificações automáticas sempre que um app é baixado e realiza varreduras completas em todo o sistema do telefone.

Leia também: Vírus no WhatsApp: acho que meu celular foi infectado e agora?

Importante: como bloquear vírus no Messenger do Facebook mesmo se você clicar no link contaminado

Além de eliminar vírus, o app do dfndr security conta com uma função de anti-phishing chamada Bloqueio de Hackers.

A ferramenta é capaz de alertar você sobre links falsos ou com vírus imediatamente no Messenger, WhatsApp e SMS; sempre que o usuário recebe ou acessa um link, o app realiza automaticamente uma varredura no endereço.

Caso a página seja falsa ou maliciosa, um alerta como o da imagem abaixo aparece na mesma hora.

Outra função bastante eficaz para a proteção contra ataques é a Verificação Agendada. Com ela você pode escolher o dia e hora que quiser e o antivírus detecta qualquer ameaça no aparelho e resolve o problema sozinho. Para instalar grátis, basta tocar aqui.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: