Vírus no WhatsApp: acho que meu celular foi infectado e agora?

Recebeu um link com vírus no WhatsApp e clicou sem imaginar que corria riscos? Veja como remover a ameaça e proteger seu celular de outros ataques.

Clicou em um link com vírus no WhatsApp e acha que o seu celular foi infectado? Não se preocupe, a gente te ajuda a identificar e remover essa ameaça em poucos passos.

Como identificar se o seu celular realmente foi infectado

Quando um vírus se instala no celular, ele pode executar ações no aparelho sem a permissão do dono. Então se você recebeu um link no WhatsApp, clicou e começou a notar coisas diferentes no seu telefone, é hora de agir!

O primeiro passo é baixar um antivírus de alto nível de eficácia e fazer uma varredura completa. Muitas vezes as ameaças se alojam em partes do sistema do smartphone que não são de fácil acesso para os usuários. Ao identificar o problema, o app de segurança vai te notificar e remover imediatamente.

Leia mais: Por que você deve proteger o WhatsApp com senha

Depois, procure o contato ou grupo que te enviou o link e apague a mensagem maliciosa. Para isso, basta pressionar o dedo sobre o texto e selecionar Apagar ou o ícone de uma lixeira.

Dica: Dê preferência para um antivírus que avise quando uma mensagem compartilhada por um amigo contém vírus ou é um link malicioso, como o dfndr security– aplicativo gratuito para Android.

A função Bloqueio de Hackers é capaz de fazer varreduras no celular em questões de segundos e enviar alertas ao usuário sobre o nível de segurança de cada link recebido no mensageiro.

Toque aqui para instalar no seu celular.

Como reconhecer uma mensagem com vírus no WhatsApp

Os hackers enxergam o WhatsApp como uma grande porta de entrada para os smartphones. Não é à toa, já que diariamente 55 bilhões de mensagens são trocadas entre os 1,3 bilhão de usuários do app mensageiro mais famoso do mundo. Pensando nisso, a equipe do dfndr lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime, separou algumas dicas para te ensinar como reconhecer uma mensagem com vírus no WhatsApp.

Mensagem com link

Fique atento às mensagens que possuem links. O perigo não está no recebimento, mas sim no clique. Ao receber uma mensagem assim, evite clicar e questione o contato que te enviou.

Promoções e serviços incomuns

A forma mais comum de atrair vítimas é oferecer promoções, produtos e serviços incomuns. Desconfie de mensagens com links que prometem:

  • Produtos de graça ou com preço muito abaixo do mercado;
  • Personalização de WhatsApp ou outras redes sociais;
  • Vagas de emprego em grandes empresas, geralmente sem especificação de qualificação.

Compartilhamento e informações pessoais

Ao clicar em um link malicioso, o usuário é direcionado para páginas que solicitam informações pessoais (nome, cpf, celular, e-mail, senhas, endereço e até dados bancários) e induzem ele a compartilhar aquele site com outros amigos. É assim que os hackers conseguem roubar as pessoas e espalhar o golpe sem ter trabalho nenhum. Quanto mais vítimas, mais dinheiro.

Contatos desconhecidos

Recebeu mensagem de um número desconhecido? Se tiver link, não clique e nem compartilhe. Bloqueie o contato para impedir que ele te mande outras mensagens maliciosas.

Como remover um vírus no WhatsApp

Se você se identificou com alguma das situações acima, não se desespere, a solução é simples: instale um antivírus. Mesmo que o vírus já tenha infectado o seu celular, os aplicativos antivírus são capazes de identificar e eliminar a ameaça imediatamente. Além disso, se você manter o app sempre atualizado, ele continuará protegendo seu telefone de outros possíveis ataques.

Dê preferência para um antivírus de alto nível de eficácia que seja capaz de te alertar sobre riscos antes de você passar por eles, como dfndr security – aplicativo gratuito para Android. Ele faz verificações automáticas em todo o sistema do telefone e envia alertas de segurança imediatos sempre que o usuário acessa um site com vírus ou recebe um link malicioso.

Dica importante: Mesmo que o seu celular esteja funcionando normalmente, não espere o pior acontecer: aposte na instalação de um bom antivírus.

Leia também: Como bloquear fake news no WhatsApp?

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: