Cibersegurança: dfndr lab aponta previsões para 2019

Especialistas em cibersegurança do dfndr lab esperam o fim das senhas e o aumento de ataques de sextorção, dentre outras previsões para 2019.

Durante o ano de 2018, uma série de ameaças virtuais foram detectadas pela equipe do laboratório de cibersegurança dfndr lab, como os golpes promovendo falsos cupons de desconto em lanchonetes, falsas vagas de emprego e até mesmo envolvendo o suposto perfil do Momo do WhatsApp. Muitos doss ataques via links maliciosos foram rapidamente detectados pelo dfndr lab pelo uso de tecnologias de inteligência artificial e pela análise de golpes e estratégias recorrentes utilizadas por cibercriminosos.

Leia mais: O que é engenharia social?

Com base em estudos feitos ao longo de 2018, os especialistas em cibersegurança do dfndr lab fizeram cinco previsões para 2019 que vão desde mudanças de comportamento dos usuários até as principais ameaças esperadas para o próximo ano. Veja a seguir:

Quais as previsões para 2019 na cibersegurança

Como se proteger contra essas ameaças virtuais?

– Contra vazamentos de dados e informações pessoais:

De acordo com os especialistas, os vazamentos de dados e informações pessoais podem ser evitados com cuidados como:
– Evitar acessar links desconhecidos;
– Mudar suas senhas periodicamente;
– Não compartilhar suas senhas;
– Sempre fazer logout de todas as suas contas quando utilizar um computador público e evitar utilizar redes de Wi-Fi públicas e abertas, por serem mais vulneráveis. Para checar se uma rede Wi-Fi é vulnerável, você pode utilizar um antivírus que faça a verificação de segurança das conexões sem fio. O dfndr security, aplicativo de segurança para Android, possui a função Wi-Fi Check, que verifica e atesta a segurança das redes. Toque aqui para instalar grátis.

Para verificar se alguma de suas senhas relacionadas às suas contas de e-mails já foi exposta em um vazamento, utilize o “Controle de Roubo de Dados”, que faz parte do pacote premium do dfndr security. Toque aqui para instalar o dfndr security.

– Contra os bots com inteligência artificial:

Assim como a Inteligência Artificial avança em suas aplicações positivas, ela também tem sido cada vez mais usada por hackers e pessoas mal intencionadas. Para evitar tornar-se uma vítima desses golpes, é recomendável fazer uma varredura periódica de seu dispositivo em busca de ameaças e vírus em seu celular. O antivírus dfndr security possui a função Verificação Agendada, que permite ao usuário programar o antivírus para fazer uma varredura e remover ameaças virtuais de tempos em tempos, automaticamente, do seu dispositivo. Toque aqui para instalar grátis.

– Alternativa às senhas:

A substituição das senhas por verificações biométricas, que utilizam técnicas como leitura da impressão digital e reconhecimento facial, não é de fato algo negativo. Alguns dispositivos mais modernos já possuem inclusive tecnologia que permite o uso da digital, no lugar do uso das senhas. Aplicativos como o dfndr vault – cofre para fotos, vídeos e documentos – já oferecem dentre suas alternativas de proteção o uso de impressão digital. Toque aqui para instalar o dfndr vault.

Leia também: Como bloquear aplicativos com digital

– Contra ataques de sextorção e sofisticação dos golpes:

Esses dois tipos de golpes quase sempre fazem uso de técnicas de engenharia social para enganar suas vítimas. Por essa razão, é recomendável sempre checar as informações recebidas por fontes desconhecidas diretamente no sites oficiais das marcas e empresas confiáveis; assim como é prudente evitar adicionar desconhecidos nas suas redes sociais, especialmente quando informações íntimas e pessoais são compartilhadas nesses canais. Para ficar protegido contra estes crimes, tenha sempre um bom antivírus instalado em seu celular. O dfndr security é o único aplicativo com a função Bloqueio de Hackers, que envia um alerta em tempo real sempre que um link malicioso é acessado ou recebido no WhatsApp, Messenger, SMS ou navegador. Toque aqui para instalar o dfndr security.

PUBLICIDADE

dnfdr security protege mais de 130 milhões de celulares. Baixe agora!