8 dicas para deixar de receber spams no seu e-mail

Aprenda oito dicas para deixar de receber spams no seu e-mail.

Os filtros do SPAM podem ser tanto uma bênção quanto uma maldição. Embora seja claramente prático para impedir e-mails não desejados, os filtros dessa função podem deletar de sua caixa de entrada e-mails de família e corporativos.

Um estudo de 2011 mostrou que apesar dos filtros oferecidos, aproximadamente 19% das mensagens entregues na caixa de entrada são spams. Abaixo você confere 10 conselhos para filtrar seus e-mails e não receber mais spams.

1. Salve contatos de amigos e familiares

Alguns filtros do SPAM podem comprovar se um e-mail é procurado juntando os dados de contato do remetente e do receptor. Por isso tenha certeza de que sua lista de endereços esteja atualizada e peça para seus amigos e conhecidos que façam o mesmo.

2. Seja consciente com suas linhas de assunto

É importante compreender que filtros de SPAM também analisam o assunto das mensagens. Evite termos como “grátis”, “aberto”, “tempo limitado”, ou outras palavras e frases curtas que podem insinuar uma mensagem que foi encaminhada para muitas pessoas. Suas linhas de assunto nunca devem incluir caracteres especiais ou símbolos de pontuação.

3. Repense seu endereço de e-mail

Endereços de e-mail gratuitos anônimos também são julgados mais severamente que os domínios verificados, assim que pense quando configurar um endereço de correio eletrônico utilizando sua empresa ou nome de domínio pessoal.

4. Marque como SPAM aquilo que não é uma mensagem única

Caso veja uma mensagem de SPAM em sua caixa de entrada, selecione a mensagem e marque-a como SPAM. Cada vez que você informa um SPAM ou phishing você está ajudando o filtro a identificar melhor as ameaças.

5. Finalizar ou trocar a configuração de recebimento de lojas e outros serviços

Muitas das vezes nos entramos em um site de um serviço ou loja, temos interesse em receber as ofertas daquele local. Acontece que a grande quantidade de mensagens, muita das vezes diárias, torna-se um verdadeiro incômodo. Para esse tipo de situação é aconselhável que você filtre os tipos de ofertas que deseja receber e sua periodicidade. Esse tipo de configuração já é comum em sites de compras coletivas e outras empresas que trabalham com vendas.

6. Algumas plataformas de e-mail oferecem uma lista de “Remetentes bloqueados”… use-as!

Quando você recebe uma mensagem um e-mail na sua lista de remetentes bloqueados, a mensagem é encaminhada direto para sua caixa de SPAM. O Windows também oferece uma lista de remetentes seguros, assim você pode ter certeza que e-mails de seus amigos e família não estão sendo filtrados incorretamente.

7. Evite publicar seu endereço publicamente

Os remetentes de SPAM ou compram listas de endereços de e-mail ou utilizam um software que recolhe endereços de diferentes lugares da internet. Se você publica seu endereço em comentários de blog, sites de vídeo, fóruns de discussão e classificados, provavelmente seu endereço de e-mail será catalogado para receber spams.

8. Utilize múltiplos endereços de correio eletrônico

Se você perceber que o SPAM é algo constante, considere criar outro endereço de e-mail exclusivamente para família e amigos próximos. Quanto menos você publicar o endereço e divulga-lo, maiores são as chances de não ser atingido por spammers.

Tags: