escritório com computadores em tela de notificação de ataque ransomware

Saiba o que é ataque DNS e como se proteger

Proteja-se dos mesmos ataques sofridos pelo Google e UOL

Google e UOL foram vítimas de um ataque que tirou as páginas oficiais do ar. Se grandes portais estão caindo nesses golpes você também precisa ficar ligado. Confira o que é um ataque DNS e como se proteger.

Todo endereço online possui um DNS (Domain Name System). É um número que transforma a URL (endereço do site) em código. O servidor identifica o termo digitado e devolve o código real que vai direcionar você ao site desejado.

O time de segurança do dfndr security, o principal aplicativo antivírus do Brasil, explica que o endereço da página é como um apelido e o número DNS é o nome real. Ao receber o apelido o servidor que armazena o código devolve com o nome verdadeiro que é o código e, desta forma, o usuário acessa o conteúdo desejado.

É no meio deste caminho que os bandidos agem e modificam o código dos sites fazendo com que você digite o endereço, mas seja redirecionado para outro lugar. Pode ser uma página falsa igual a buscada, um direcionamento para sites maliciosos ou mesmo a quebra de endereço, fazendo cair a página oficial.

A plataforma UOL saiu do ar nesta madrugada (06/01) devido a um ataque deste mesmo tipo. Nenhum usuário teve senha ou informações roubadas, já que o golpe aconteceu no servidor que armazena o domínio e não no site em si.

No Google Brasil o ataque também foi à empresa que direciona brasileiros ao domínio google.com.br. Na tentativa de acesso internautas foram enviados para outra página com recado de hackers.

Por que um ataque ao servidor pode te afetar?

Sendo enviado para uma página estranha você desconfiará, mas se a página falsa for idêntica ao portal do seu e-mail ou banco, preencher os dados sem ao menos perceber a fraude é muito mais fácil de acontecer. Nesse momento é que os bandidos se aproveitam para roubar seus dados e número de conta bancária. Por isso, é importante manter seu celular protegido por um antivírus como dfndr security que identifica e elimina ameaças como estas. Toque no botão abaixo para instalar grátis no seu Android e verificar vírus em segundos:

BOTAO_PT_ANTIVIRUS_RAPIDO

Tags: