Aplicativo falso do Flappy Bird rouba dinheiro dos usuários

Saiba como fugir do aplicativo falso do Flappy Bird que é usado para roubar dinheiro dos usuários. Conheça as diferenças entre o original e o pirata.

Flappy Bird falso engana internautas

Você é fã de Flappy Bird? Pois saiba que a versão oficial dele não existe mais. Pensando nisso, muitos hackers criaram versões piratas para invadir os sistemas dos usuários. Estes projetos foram feitos de forma idêntica aos originais, e estão disponíveis para download.

Além disto, o jogo está sendo vendido a preços elevados. Os dispositivos com Android, principalmente, estão sendo alvos de ataques. Esse "malware" transmite um vírus que abre os sistemas da vítima. Os falsos aplicativos utilizam o mesmo ícone do jogo original.

O Google já informou que os falsos aplicativos não podem ser baixados na Play Store, apenas em outros pacotes encontrados na internet.

Porém, saiba que mesmo tendo contato com o APK do game, você será questionado a aceitar as permissões do jogo antes de baixá-lo por completo. Neste momento, não saia clicando em todos os "ok". Antes, leia quais são todas as permissões antes de instalar o app. Assim, você evita surpresas tais como "enviar mensagens" que podem custar dinheiro.

As diferenças entre o Flappy Bird original e o pirata

O game retirado da Play Store exigia apenas o acesso a rede de dados (para gerar os anúncios exibidos no alto da tela) e impedia que a tela se desligasse (algo em comum com todos os outros games disponíveis para o sistema do Google). Os “piratas”, por sua vez, chegam a solicitar a leitura do registro de chamadas e de mensagens, o acesso aos dados no cartão SD e até a pedir autorização para enviar SMS.

Nesse último caso, aliás, o app não chega a mandá-los automaticamente. Ele se disfarça de “versão demo” de Flappy Bird, e para de funcionar depois de determinado período. Para reativá-lo, o usuário precisa enviar uma mensagem para determinado número. É aí que você assina um serviço "premium" que cobra por texto recebido e pode trazer surpresas na conta do seu telefone.

Se por acaso você tiver baixado um desses aplicativos falsos, fique ligado às permissões que foram pedidas. Você pode fazer essa checagem acessando o game em "Aplicativos", que fica dentro do menu "Configurações".

O conselho de especialistas, porém, é não baixar aplicativos fora de fontes e empresas oficiais, que podem não ser 100% seguras. E nunca se esqueça de manter um sistema antivírus, sempre atualizado, tanto no seu PC quanto no smartphone Android.