Tela de um celular com o aplicativo tinder aberto

Golpe do Tinder: como descobrir e evitar um perfil fake

Existem alguns sinais que indicam quando um perfil falso aparece nas redes sociais. Veja agora como se proteger do golpe do Tinder.

O Tinder se tornou um dos apps de relacionamento mais famosos do mundo e o Brasil é um dos países com o maior número de usuários cadastrados na rede social. Contudo, tanto sucesso também chamou a atenção de golpistas, que começaram a criar diversos perfis para aplicar o “golpe do tinder”.

O sucesso do documentário “O Golpista do Tinder” mostrou que até mesmo os encontros aparentemente bem-sucedidos podem esconder uma farsa, já que muitas pessoas mal-intencionadas abusam da confiança de seus parceiros. Esses criminosos são conhecidos como scammers – pessoas que criam perfis em redes sociais com o objetivo de seduzir outros usuários e aplicar golpes financeiros.

De acordo com Emilio Simoni, executivo-chefe de cibersegurança, os apps que mais sofrem com ataques de scammers no Brasil são o Facebook, Instagram e Tinder. Para se ter uma noção da popularidade deste golpe, entre agosto de 2021 até fevereiro de 2022, o dfndr lab já realizou o bloqueio de mais de 8,5 mil perfis falsos nessas redes sociais.

Leia mais: mulheres são as maiores vítimas de scammers no Brasil

Simoni explica que os scammers agem quase sempre da mesma forma. “Os golpistas procuram algumas características específicas em suas vítimas, sendo a principal o alto poder aquisitivo, já que o objetivo do golpe é extorquir a vítima. Outros alvos comuns de scammers são perfis de pessoas de meia idade e recém-divorciados(as) ou viúvos(as), embora as vítimas possam ter qualquer idade”, completa.

Casal de costas um para o outro troca mensagens de amor via aplicativo

Como os scammers enganam suas vítimas no Tinder?

Scammers procuram qualquer oportunidade para obter vantagens sobre seus alvos. Por isso, após iniciar o primeiro contato, o criminoso finge o interesse em sua potencial vítima e passa a tentar conquistar sua confiança diariamente.

Após a aproximação, os golpistas simulam situações de recompensa ou emergência para extorquir dinheiro. Geralmente, as histórias são bem parecidas: o criminoso diz que enviou um suposto presente, mas depois finge que o pacote caiu na alfândega e, para liberá-lo, é preciso que a vítima envie uma quantia em dinheiro.

Como descobrir um perfil falso no Tinder?

Existem alguns sinais que indicam que um perfil que você está se correspondendo pode ser falso e pertencer a um golpista. 

  1. Para seduzir e enganar suas vítimas, muitos scammers se passam por estrangeiros bem-sucedidos financeiramente, alegando, ainda, terem boas profissões, especialmente a militar;
  2. Perfis falsos utilizam a identidade de terceiros indevidamente, copiando e reproduzindo fotos de pessoas atraentes e muito bonitas para atrair a atenção das vítimas. Uma dica é verificar se a foto é falsa em ferramentas de pesquisa de imagem, como o Google;
  3. Fique atento aos erros de português. Scammers de fora do Brasil usam programas de tradução e, por isso, as frases ficam sem sentido e com erros de concordância;
  4. Dê preferência aos perfis verificados. O próprio Tinder realiza uma comprovação das fotos postadas no perfil para se certificar de que elas realmente representam a pessoa que as postou. Fotos verificadas apresentam um pequeno ícone de “check” em fundo azul logo ao lado do nome e idade do perfil;
  5. Antes de se aproximar de alguém, procure seu nome em outras redes sociais, como Instagram, Linkedin e até no Google. Desconfie de qualquer pessoa sem informações na bio, contas vinculadas ou usuários com apenas uma foto;
  6. Se você estiver se relacionando com alguém no Tinder e esta pessoa te pedir dinheiro, seja qual for o motivo, denuncie imediatamente para o site.

Quando o perfil é real, mas a pessoa por trás dele é golpista…

O documentário de sucesso global sobre o golpe do Tinder provocou um grande debate e interesse em torno das mentiras e fraudes de Simon Leviev. Afinal, as fotos do perfil do golpista eram reais. Ele também já havia conhecido suas vítimas pessoalmente e construiu um relacionamento de confiança antes de aplicar seus golpes. Afinal, existe alguma forma de manter sua segurança mesmo depois de conhecer o usuário pessoalmente?

A verdade é que, embora seja muito mais difícil identificar este tipo de golpe com mais clareza, existem algumas atitudes que podem salvar sua pele no momento em que estiver conhecendo alguém pessoalmente. Algumas das dicas de segurança abaixo são recomendadas, inclusive, pelo próprio aplicativo.

  1. Ainda que você esteja lidando com uma pessoa muito afetuosa, desconfie de declarações exageradas de amor, promessas de compromisso e elogios em excesso logo de cara. Essas atitudes podem fazer parte uma estratégia de manipulação conhecida como “love bombing”. Lembre-se: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. 
  2. É sempre melhor conversar bastante com alguém antes de encontrá-lo, não importa o quão casual seja o relacionamento. Troque algumas mensagens, descubra quais interesses vocês compartilham e conheça a pessoa antes de se encontrar pessoalmente.
  3. Em relacionamentos românticos, mantenha algum mistério sobre si e evite compartilhar informações íntimas muito cedo.
  4. Ao suspeitar de algo desagradável, mantenha um registro de todas as comunicações feitas via mensagem.
  5. Evite viajar com a pessoa que você conhece há pouco tempo, ainda que ela se ofereça para arcar com os custos do trajeto. Por mais que vocês dois estejam se apegando rapidamente, é importante manter sua independência em nome da sua segurança e saúde emocional. 
  6. Nunca forneça informações financeiras sobre si ou seus familiares no início de um novo relacionamento. Caso você já tenha alguma intimidade com a pessoa e ela demonstre a necessidade de ajuda ou um empréstimo, ofereça apoio sem se colocar em risco.

Vi um perfil suspeito no Tinder. O que fazer?

Se você desconfiar das intenções de um match ou encontrar alguma pessoa se passando por outra, o primeiro passo é denunciar o perfil fraudulento na própria plataforma do Tinder.

De acordo com o FAQ do site, você deve entrar em contato por meio do envio de uma solicitação online, incluindo o motivo da denúncia, o nome do perfil falso, fotos, prints de conversas e qualquer outra prova que você tenha. Quanto mais detalhes fornecer, mais rápida será a identificação e investigação do perfil denunciado.

Se o perfil falso foi visto em outra rede social…

No caso de redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram, você pode verificar se um perfil é falso com o dfndr lab. Basta copiar o endereço da URL do perfil do qual você desconfia e colar na Análise de Links do site. O resultado sai em poucos segundos. Você também pode contar com a ajuda de uma solução de segurança como o dfndr security, que também identifica links falsos no seu smartphone.

Ainda que tenha transferido seu dinheiro voluntariamente, você não deixa de ser vítima de um golpe e  pode recuperar a quantia perdida. Se você foi vítima de um fake, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) o mais rápido possível, e procure um advogado para resguardar e garantir sua privacidade.

Se você conhece alguma pessoa que foi vítima de um scammer, incentive-a a procurar ajuda perante às autoridades responsáveis e o mais importante: procure educar a vítima em vez de culpá-la. Essas pessoas já sofrem com a perda financeira, e o sentimento de arrependimento e culpa pode piorar a situação.

Agora que você já sabe tudo sobre como se proteger dos perfis falsos e do golpe do Tinder, aproveite para ler mais um post e veja sete dicas para se dar bem no aplicativo!

Tags: