Golpe no WhatsApp promete falsos cupons promocionais do Mc Donalds

Até o momento, mais de 10 mil pessoas acessaram ou compartilharam o golpe no WhatsApp, segundo o dfndr lab.

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou um novo golpe que utiliza de forma fraudulenta a marca Mc Donalds para conceder supostos cupons de R$ 50,00 na famosa rede de fast food. Em um período de apenas 5 dias, mais de 10 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso.

Como o golpe funciona

Ao tocar no link., o usuário é incentivado a responder perguntas sobre a empresa e, posteriormente, compartilhar o link malicioso com seus contatos e grupos do WhatsApp para ter acesso ao falso cupom. Depois do compartilhamento, o usuário é induzido a fornecer dados pessoais e, por fim, direcionado a páginas com Publicidades suspeitas ou a fazer downloads de aplicativos infectados com malwares.

Leia mais: Mais de 3 milhões de senhas vazadas de serviços de streaming e games

“Esse tipo de golpe já se tornou bastante comum no Brasil, principalmente porque ele é fácil de criar e tem um alto poder de viralização. Ao induzir as vítimas a compartilhar o link malicioso com os contatos do WhatsApp, os hackers conseguem atingir uma grande escala de usuários que dificilmente seria possível alcançar em outras modalidades de ataques” esclarece Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Fique atento!

1 – Tenha cuidado com links compartilhados em mensageiros, como o WhatsApp. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, principalmente quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou até promessas de emprego.

2 – Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na análise de links no site do dfndr lab. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo Android, iOS ou computador.

3 – Mantenha um bom antivírus instalado no celular. O dfndr security, por exemplo, além de antivírus, é o único app de segurança que oferece proteção em tempo real contra ataques dentro do WhatsApp, Messenger, SMS e Navegadores. Com a função Bloqueio de Hackers ativada, sempre que você receber ou acessar um link malicioso, será enviado um alerta ao seu celular para impedir qualquer tentativa de golpe ou roubo de dados. Você pode baixar o dfndr security grátis aqui.

Leia mais: Gmail: como recuperar sua conta no e-mail do Google

Instale o dfndr security.
 

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: