Golpe promete material escolar para beneficiários do Bolsa Família

Segundo o dfndr lab, mais de 1 milhão de acessos e compartilhamentos foram registrados em apenas 15 dias.

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, detectou um novo golpe que promete material escolar no valor de R$350,00 aos beneficiários do Bolsa Família. Ativo desde o dia 15 de janeiro deste ano, o falso link já foi acessado ou compartilhado mais de 1 milhão de vezes. Por dia, são registrados mais de 70 mil novos acessos ao golpe.

Como funciona o golpe

O golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp por 4 links diferentes. Ao clicar na mensagem falsa, o usuário é incentivado a responder uma pesquisa de três perguntas: “Você já tem o Bolsa Família?; Você está com seu cadastro em dia?; Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”.

Leia mais: 8,5 milhões de brasileiros já tiveram o WhatsApp clonado

Independente das respostas, o golpe informa que o usuário tem direito a receber o falso benefício. Mas, para isso, ele precisa compartilhar o link do ataque com seus contatos do WhatsApp. Para dar mais veracidade ao golpe, comentários falsos de supostos usuários contemplados pelo bônus são exibidos

 

Por fim, a vítima é induzida a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionada à páginas falsas para visualizar publicidades fraudulentas.

“É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções de grandes marcas ou até a situação socioeconômica do país, para criar golpes com temáticas personalizadas e com maior tendência viral. Com a aproximação de volta às aulas, não foi diferente. Neste caso, os golpistas utilizam indevidamente o programa Bolsa Família, voltado para a população de baixa renda, a fim de atrair esse público que, eventualmente, possa ter alguma dificuldade financeira na compra de material escolar para os filhos”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Leia mais: Cibersegurança no Brasil: previsões para 2020

Como se proteger

Simoni lista alguns cuidados que os usuários devem ter para não cair em golpes como este:

  •  Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos.
  •  Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.
  • Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizam, de preferência, a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais, como o dfndr security. Ele envia alertas de segurança sempre que um usuário receber ou acessar um link falso. Você pode baixar o dfndr security aqui:

Instale o dfndr security.Instale o dfndr vault.
 

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.