Golpe promete mostrar quem visitou seu Facebook

Cibercriminosos tentam atrair atenção dos usuários para roubar dados de acesso ao Facebook. Veja como se proteger do golpe.

Já pensou poder descobrir quem visitou seu Facebook? Pois é exatamente isso que cibercriminosos prometem em um novo golpe que se espalha nas redes sociais, de acordo com alerta do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital. Cibercriminosos estariam tentando atrair usuários pela curiosidade, uma vez que a rede social, por padrão, não oferece essa possibilidade.

Leia mais: É seguro usar o Facebook para logar em outro aplicativo?

Quais os riscos deste golpe?

Para supostamente saber quem visitou seu Facebook, usuários precisaria incluir no site falso seu login e senha do Facebook e, desta forma, o criminoso passaria a ter controle sobre o perfil da vítima na rede social. “Ter o login e a senha do Facebook roubados pode parecer algo simples à primeira vista, pois pensamos apenas nas fotos e nos contatos da rede, mas não é. Com acesso à sua conta, o cibercriminoso pode conseguir informações como: os locais que frequenta ou até mesmo o local exato onde mora; informações sobre filhos e cônjuges; entre outros. Além disso, ele pode se passar pelo dono da conta para aplicar golpes diversos nos seus amigos e familiares”, explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

“Um problema ainda maior é que usamos o Facebook para fazer login em diversos tipos de sites, apps e serviços, o que possibilita o cibercriminoso a ter acesso a boa parte da vida do usuário. Por isso, é importante o usuário ter muito cuidado e checar a legitimidade dos sites nos quais insere login e senha de suas contas de redes sociais”, completa.

Veja como é a tela do golpe:

Leia também: Como ver os comentários e curtidas dos amigos no Facebook

Como se proteger contra links de ameaças virtuais?

Para não cair em ameaças como essa, é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito através de um aplicativo com função antiphishing. O dfndr security, antivírus gratuito para Android, possui a função Bloqueio de Hackers que alerta sempre que um link malicioso é acessado ou recebido no WhatsApp, Messenger, SMS e navegador. Toque aqui para instalar o aplicativo.

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: