Maneiras fáceis para determinar por que o seu computador está rodando tão lentamente

Um computador com desempenho lento pode causar uma série de transtornos. Ele aumenta as chances de você perder um trabalho devido a um travamento do computador, além de […]

Um computador com desempenho lento pode causar uma série de transtornos. Ele aumenta as chances de você perder um trabalho devido a um travamento do computador, além de tomar seu tempo livre. Embora possa parecer intimidador o processo de descobrir por quê seu computador está tão lento, na verdade, existem várias maneiras fáceis para determinar o problema.

 

Olhe para o seu gerenciador de tarefas

O gerenciador de tarefas do seu computador é uma listagem conveniente de tudo que está em execução nele. No Windows, você pode acessá-lo pressionando as teclas Ctrl + Alt + Del simultaneamente. No Mac, você poderá acessar uma opção semelhante pressionando as teclas Command + Option + Esc simultaneamente. Às vezes, o culpado para a velocidade baixa do seu computador pode ser um único programa, então sinta-se à vontade para usar o processo de eliminação ao fechar programas até que o seu computador fique mais rápido.

Para usuários do Windows, o gerenciador de tarefas também possui um painel de desempenho, onde se pode visualizar o uso do CPU do computador, que varia de 1% a 100%, sendo 100% a plena capacidade. Se possível, você quer que os programas utilizem o mínimo do CPU possível. Em 'Processos', pode-se ver o quanto de memória cada programa em execução está utilizando, uma opção conveniente para detectar se o seu computador está lento devido a um ou vários programas abertos.

Liberar espaço em disco

Os computadores trabalham duro se eles não têm espaço suficiente para armazenar arquivos e emitir comandos. Certifique-se de que seu disco rígido esteja com pelo menos 10% livre. Para isso, entre em "Computador " no Windows ou clicando em "Sobre Este Mac" e, em seguida, “Mais informações” no Mac. Para liberar espaço no Windows, use a Limpeza de Disco. O Mac faz muito de sua limpeza automaticamente, então para liberar espaço nesse sistema operacional você deve apagar seus arquivos pessoais manualmente.

Se você não estiver usando um programa, sinta-se à vontade para excluí-lo. No caso de ter muito material para o seu disco rígido ter que lidar, pode ser hora de investir em uma unidade externa de HD.

A desfragmentação do disco rígido

Para otimizar o espaço que você possui, é recomendável desfragmentar frequentemente o disco rígido. A desfragmentação organiza os dados de modo que o seu computador funciona de forma mais eficiente. O Desfragmentador de Disco está disponível no Windows. Uma vez que o Mac OS X automaticamente desfragmenta arquivos com menos de 20MB, rodar uma ferramenta de desfragmentação na maioria dos Macs é geralmente desnecessário, embora você ainda possa realizá-lo com suítes de segurança e ferramentas de velocidade.

Remover Spyware

O Spyware pode entrar em seu computador sem ser notado através de páginas da web corruptas, diminuindo dramaticamente a velocidade do seu computador. Usando ferramentas de anti-spyware você poderá eliminar essas ameaças, além de prevenir-se contra elas no futuro. Suítes de segurança e ferramentas de velocidade também podem remover o spyware, o que nos leva a:

Utilizar ferramentas de velocidade versáteis

Muitas dessas ferramentas têm grandes benefícios, além da remoção de spyware. Por exemplo, a PSafe Suite para PC ou Mac pode acelerar o seu PC através da detecção de itens de inicialização desnecessários e tarefas agendadas, além de acelerar a sua internet através da remoção de cache e arquivos temporários. Ele também oferece limpeza de disco e remoção fácil de software indesejado.

Ferramentas como essas fornecem uma série de serviços que podem acelerar o seu computador, removendo arquivos indesejados, eliminando spyware e analisando o que o seu computador faz durante a inicialização. Ferramentas multifaces, como o PSafe Suite, podem realizar todas estas tarefas para aumentar a velocidade em uma única interface, fornecendo uma maneira muito conveniente para facilmente aumentar a velocidade do seu computador. Instale e nos conte o resultado.

 

Tags: