Microsoft anuncia fim do suporte ao Windows 7 em 2015

Em comunicados frequentes, a Microsoft vem alertando os usuários que, a partir de 2015, serão extintas as operações aos suportes básicos do Windows 7.

Em comunicados frequentes, a Microsoft vem alertando os usuários que, a partir de 2015, serão extintas as operações aos suportes básicos do Windows 7. A notícia, que não pegou a todos de surpresa, já vinha sendo passada há um bom tempo e não significa que o sistema deixará de existir. Vamos entender melhor o que representa esse suporte ao sistema operacional.

O suporte é o período em que a companhia, no caso a Microsoft, oferece atualizações e correções aos usuários do sistema.  Geralmente, esse intervalo é de cinco anos e começa a ser contado na data de lançamento do produto.

Ao fim desse período, a empresa fornece ainda mais um tempo de correções gratuitas, relacionadas à segurança. É quando o Windows sai do período de suporte básico e passa para o estendido, em que as demais atualizações não são mais gratuitas e necessitam de novos acordos e licenciamentos entre proprietário do software e a empresa.

O suporte estendido compreende um período também de cinco anos e, a partir dessa fase, a Microsoft deixa de aceitar sugestões de alteração de design e novos recursos como melhorias para o sistema.

Chega ao fim suporte ao Windows 7 em 2015

Ciclo de vida dos produtos da Microsoft

A situação é irreversível e, segundo a companhia, representa o ciclo de vida de seu produto. Para as versões “Enterprise”, “Home Basic”, “Home Premium”, “Ultimate” e “Starter” do Windows 7, o suporte estendido começa imediatamente após o término do suporte base, ou seja, em 14 de janeiro de 2015. A segunda fase, o suporte estendido, termina em 14 de janeiro de 2020.

O mês de janeiro de 2015 também representa o fim da linha para o sistema base das versões "Dynamics C5 2010", "NAV 2009", "NAV 2009 R2", para todas as do Windows "Server 2008" e "2008 R2" e também todas as edições do Windows "Storage Server 2008".

Tags: