Você sabe o que é IMEI?

Entenda o que é IMEI e veja como descobrir a numeração do seu celular

Provavelmente você já viu ou ouviu a palavra IMEI em algum lugar. Essa pequena sigla significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel e ao contrário do que muitos pensam, não é só mais um item simples que aparece nas especificações dos celulares.

Afinal, o que é IMEI?

De acordo com as definições da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o IMEI é um código numérico único e global que identifica celulares internacionalmente. Esse código é formado por quatro grupos de números (000000-00-000000-0) e equivale, por exemplo, ao número de chassis de um carro. Isso significa que não existem IMEIs iguais, eles são exclusivos para cada aparelho de celular.

Leia também: Como atualizar o Android com segurança

Para que serve o IMEI?

O número de IMEI serve como uma espécie de código contra roubo ou de identificação de regularidade do aparelho.

Em caso de perda ou roubo do celular, ao informar o IMEI no Boletim de Ocorrência (BO) é possível solicitar junto a Operadora o bloqueio definitivo do aparelho. Diferente do bloqueio de chip, onde você apenas cancela o seu número, o bloqueio do aparelho faz com que ele perca suas principais funcionalidades: fazer e receber ligações, trocar SMS, acessar a internet e redes sociais, entre outras coisas. E consequentemente você impede que o seu celular seja comercializado no mercado ilegal.

Além disso, caso você compre um celular de segunda mão, é possível usar o IMEI para verificar a regularidade do aparelho. Como? Basta comparar o IMEI que vem na caixa do aparelho ou sob a bateria com o IMEI gerado quando você liga para o número *#06#. Se eles forem diferente, provavelmente o aparelho é roubado e foi adulterado.

Como descobrir o IMEI do seu celular?

Os especialistas do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, explicam que existem diversas formas de você descobrir o IMEI do seu celular. As mais simples são:

-buscar no Menu de Configurações do telefone;
-procurar na parte traseira do aparelho ou sob a bateria;
-fazer uma ligação para o número *#06#.
-conferir na nota fiscal de compra ou na caixa;

Em caso de perda ou roubo do celular, a Apple, por exemplo, permite que você veja o número do IMEI também pela internet.

1- Acesse a página de Apple ID e faça login com e-mail e senha que você usa para baixar apps na App Store.
2- Procure pela opção Dispositivo e selecione o iPhone que que deseja descobrir o IMEI. Uma lista com todas as informações do dispositivo irá aparecer.

Como bloquear seu celular usando o IMEI

Segundo dados divulgados pela Anatel, só em novembro de 2017 foram registrados 9.123.567 bloqueios de celulares no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), um aumento de 119.421 ou 1,33% em relação a outubro deste ano.

Para efetuar o bloqueio de um celular perdido ou roubado, Emílio Simoni, Diretor do dfndr lab, dá as seguintes recomendações:

Com o número do IMEI em mãos, procure a delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência. Feito isso, entre em contato com a sua Operadora e solicite o bloqueio do chip e do aparelho. Provavelmente o atendente irá solicitar que você envie uma cópia do seu BO. Nele, estarão todos os dados necessários para concluir o procedimento de bloqueio.


PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security