Pesquisa revela que 82% dos adolescentes usam smartphones para acessar a internet

Pesquisa também mostrou que as redes sociais são as atividades mais acessadas nos smartphones dos jovens brasileiros.

O celular, pela primeira vez, passou a ser o dispositivo mais usado pelas crianças e adolescentes brasileiros para acessar a internet. Oito em cada 10 pessoas, entre 9 e 17 anos, costuma acessar a rede pelo seu smartphone. Os dados são da pesquisa anual sobre uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil, feito pelo Cetic.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

Veja também: Número de smartphones cresce na América Latina

Em 2013, os celulares correspondiam a 53% dos acessos (contra 71% de desktops), mas em 2014, os smartphones superaram os computadores, atingindo 82% dos acessos na internet.

A pesquisa também mostrou que a sala de casa é o principal local de acesso destes usuários, com 81%. Cerca de 49% dos jovens brasileiros acessam a internet com seu smartphone nas ruas ou em pequenos deslocamentos. E, uma surpresa: as lan houses ainda estão presentes nos acessos da web, com 22%.

De acordo com os dados do estudo, a principal atividade das crianças e adolescentes na internet são as redes sociais (73%). A rede social preferida é o Facebook, com mais 80% dos entrevistados afirmando que usam a rede de Mark Zuckerberg. Com 68%, os trabalhos escolares são a segunda atividade mais realizada pelos entrevistados.

Foram entrevistados 2.015 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos em todos os estados brasileiros, entre Outubro de 2014 e Fevereiro de 2015.

Tags: