Poucas horas de sono afetam o desempenho profissional

Veja porque a falta de horas de sono pode ser seu inimigo no trabalho e como a equipe de QA resolve essa questão para gerar projetos de qualidade em pouco tempo.

Quem nunca passou por longos dias de trabalho, prazo apertado, pressão por um serviço muito bom e rápido e, claro, falta de sono. E isso afeta equipes em inúmeras áreas, mas a de QA tem uma preocupação especial que deveria ser seguida pelas demais.

Como já dissemos aqui, QA testa os softwares durante todo o processo de desenvolvimento. E o fator qualidade é muito importante na rotina deles, mas os prazos também são curtos. Por isso tanta preocupação com o que pode atrapalhar o desempenho do time.

Também já falamos aqui sobre Agile, uma forma de liderança que acelera o processo, ao diminuir burocracias. E ela pode ser utilizada para melhorar a qualidade do software, desde o time não esteja sob muita pressão. Afinal, quando não se dorme e o tempo é escasso, normalmente as ideias são ruins e geram fracasso.

Para evitar o desgaste da equipe e consequente reflexo no trabalho, é bom organizar para que todos tenham uma folga no prazo final. Também pode adotar sistemas de pull (sistema “puxados”) e, claro, garantir que a equipe possa diminuir o ritmo e dormir tempo suficiente antes da entrega.

De acordo com Michael Thomsen, a falta de sono está diretamente relacionada a elevadas taxas de insucesso de startups de tecnologia. E um estudo da Universidade Cambridge com o instituto de pesquisa Rand Europe descobriu que a privação do sono tem mais influência negativa na produtividade que o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismos e alimentação.

Muitos acreditam no super-funcionário e que a redução do sono deve ser feita sempre que possível. Só que quando não descansamos o que o corpo precisa, nossas habilidades cognitivas caem, resultando em erros. Além disso, o serviço deixa de ser divertido, virando sinônimo de cansaço, o que não ajuda a trazer bons frutos.

Por isso, o ideal é buscar formas e prazos que possam ser trabalhados em todos os sentidos, ou seja, gerem ideias boas e projetos desenvolvidos com foco na qualidade, sem perder a data de entrega. E isso vale para qualquer equipe. Arianna Huffington, presidente e editor-chefe do HuffPost, diz que para ter sucesso na vida e no trabalho devemos ter tempo suficiente de sono em vez de trabalhar mais horas.

Tags: