notebook aberto com software exibindo códigos

Sandbox, proteção além do antivírus

Com o sandbox você tem uma proteção extra contra invasões. E não precisar ser um gênio de computador para usar. O PSafe Total tem ele de forma fácil.

Os vírus conseguem acessar a máquina através dos registros do que é feito na máquina, deixando brechas no sistema que o vírus encontra e utiliza para invadir sua máquina.

Como se proteger

Além das dicas comuns, como usar um antivírus, manter os programas (principalmente o antivírus) atualizados, não abrir e-mails suspeitos, ficar atento aos programas que são instalados… Você também pode contar com a Sandbox.

O que é?

Sandbox é como se você criasse uma máquina virtual dentro do seu PC para rodar programas suspeitos sem correr o risco de afetar o sistema principal da sua máquina. Todos os danos causados, assim como o registro do que foi feito, serão apagados quando o computador for reiniciado.

Com isso, você fica seguro para testar programas novos, abrir e-mails, acessar o banco… com a certeza de que nenhum vírus conseguirá se instalar na sua máquina.

PS. Lembre-se de sempre criar um ponto de restauração na sua máquina quando for instalar um programa novo.

Como usar

Para usar é muito simples. Alguns programas têm isso, como o PSafe Total Windows. Além do antivírus, ele também conta com uma sandbox. Veja como ativar:

Passo 1

Com o PSafe Total Windows instalado na sua máquina, abra-o e clique em “Ferramentas”.

Passo 2

Escolha a opção Sandbox e clique sobre ela.

Passo 3

Clique no botão que se encontra na lateral direita para habilitar.

Passo 4

Com ele habilitado você pode clicar em “Abrir um programa no sandbox” para escolher um programa específico para rodar nele. Também é possível utilizar o computador normalmente e, quando quiser abrir um programa ou arquivo no sandbox, clicar nele com o botão direito do mouse e escolher a opção “executar no Sandbox”. Lembre-se que tudo que for utilizado precisa ser salvo na sua máquina, pois, ao reiniciar a máquina será apagado do sandbox.

Para desativá-lo, entre no PSafe > Ferramentas > Sandbox > clique no botão na lateral direita superior. Na tela seguinte clique em “Confirmar”.

Tags: