Windows perde usuários e tem o pior índice da história

Pela primeira vez em 20 anos, o sistema operacional da Microsoft vê sua participação cair, segundo números das duas principais empresas que medem esse tipo de mercado. A vantagem […]

Pela primeira vez em 20 anos, o sistema operacional da Microsoft vê sua participação cair, segundo números das duas principais empresas que medem esse tipo de mercado. A vantagem em relação aos concorrentes continua muito alta, mas a tendência é de queda com o crescimento da Apple, a queda na venda de pcs e o fim do suporte ao Windows XP, que ainda conta com 29.53% do mercado.

O sistema que sempre marcou presença superior a 90% dos computadores, aparece com 89,96% do mercado segundo a NetMarketShare e com 89,22% na StatCounter.

Já prevendo a possibilidade de índices assim, a empresa de Bill Gates apostou suas fichas no Windows 8, com interface inovadora, responsável por aproximar dispositivos móveis de pcs. Mas o sistema não foi bem aceito pelo consumidor e não se demonstrou amigável em telas sem touchscreen.

Navegando na direção contrária

Mesmo com a crescente queda na venda de computadores em todo mundo, a Apple acompanha um movimento de crescimento considerável na venda dos seus Macs. O sistema operacional da empresa alcançou 8,16% da participação de mercado segundo a NetMarketShare e 8,34% na StatCounter. O Mac OS contava com 5% do mercado em 2009, e apenas, 2,80% em 2000.

Outro que apresenta uma alta tendência de crescimento é o Chrome OS, sistema operacional do Google para computadores de baixo custo. O número de fabricantes que já trabalham com projetos na plataforma é considerável e o produto promete abocanhar mercados emergentes. 

 

Tags: