Xbox One e PC Windows, em breve juntos e misturados

Microsoft anuncia que pretende unificar Xbox One e Windows 10 para permitir que os jogos funcionem nas duas plataformas

Qual videogame marcou a sua geração? Não importa se você é da época do Atari, do SuperNintendo ou do Playstation. A questão é que nunca houve uma evolução tão rápida e significativa no mundo dos games — ou melhor, dos consoles.

Se ainda não soube da última, fique ligado: a Microsoft vai unificar as plataformas do Xbox One e de PCs com Windows 10 para deixar que você curta os seus jogos favoritos em qualquer lugar. A intenção é fazer com que os dois suportes se comuniquem para permitir, por exemplo, que você comece o jogo no Xbox e continue no PC — o sonho de muita gente.

Ao mesmo tempo, há quem não concorde com a estratégia. Os gamers mais apaixonados alegam que, acabando com a exclusividade de jogos que antes só existiam para o Xbox One, a Microsoft vai dar um tiro no pé. Para a comunidade desenvolvedora, o cenário não é muito diferente, e lança o alerta: o trabalho pela compatibilidade entre as plataformas ainda pode render muita dor de cabeça.

Jogos para Xbox One disponíveis no PC (e vice-versa)

A boa é que você não vai mais precisar ter um console de última geração para curtir o seu game favorito. Basta comprar a versão para Windows 10, espelhar a imagem na TV e aproveitar do mesmo jeito. De qualquer forma, se já tiver o console, você vai poder baixar a versão das duas plataformas e sincronizar suas conquistas e avanços on-line.

As novidades não param por aí. Fala-se, ainda, sobre a possibilidade de haver integrações com tablets e smartphones. Só não se sabe ainda quando, nem com qual grau de compatibilidade, afinal, nem todo jogo que roda num console ou num PC poderoso tem a sua versão mobile.

Leia também: Tablets já têm espaço garantido entre gamers

Para a Microsoft, claro, a decisão é acertada. Segundo a empresa, mais de 40% dos usuários do Windows 10 têm algum jogo nos seus aparelhos. Com a comunalidade das plataformas, a ideia é estender os benefícios, tornar os games ainda mais interessantes e estimular as pessoas a jogarem ainda mais.

E você, curtiu a novidade?

Tags: