Como ignorar grupos no WhatsApp

Aprenda a silenciar um grupo sem que ninguém perceba.

O WhatsApp é um dos mensageiros mais conhecidos e utilizados no mundo todo. Seja pela praticidade, rapidez ou recursos oferecidos, a plataforma já soma mais de 1,5 bilhão de pessoas ativas por mês. Com tamanha popularidade, é comum que os usuários da rede tenham uma longa lista de amigos e de grupos.

Aliás, quando o assunto são os grupos do WhatsApp, as opiniões ficam divididas. Há quem defenda que aqueles tradicionais grupos de família, trabalho ou amigos facilitam a comunicação e integração entre os membros. Outros, se irritam só de pensar em tantas notificações de mensagens que não param de chegar a todo momento no celular. Se você é um daqueles que não suportam mais os alertas do mensageiro, provavelmente já se perguntou: é possível bloquear grupos no WhatsApp?

Infelizmente, o WhatsApp não disponibiliza o recurso para bloquear um grupo na plataforma. Atualmente, só é possível realizar o bloqueio de uma conversa privada. Mas a boa notícia é que existe uma forma de desligar os alertas de novas mensagens em grupos do WhatsApp de forma simples e rápida com o recurso silenciar notificações. E o melhor é que você nem precisa sair da conversa para fazer a desativação.

Leia mais: Descubra se é possível ter dois WhatsApp no mesmo celular

Como silenciar um grupo no WhatsApp

Para silenciar um grupo no WhatsApp é só seguir esse passo a passo abaixo:

1 – Abra a conversa com o grupo que deseja silenciar;
2 – Toque no símbolo de 3 pontinhos, localizado no canto superior da tela. Depois, selecione a opção Silenciar notificações;
3 – Por último, escolha o tempo que deseja silenciar os alertas do grupo. Você pode optar por 8 horas, 1 semana ou 1 ano. Para finalizar, toque em OK.

Vale lembrar que, ao silenciar um grupo, você ainda continuará recebendo mensagens dos seus contatos. O recurso de silenciar apenas desativa novas notificações daquela conversa.

Fique atento aos links em grupos de WhatsApp

Além de evitar o excesso de alertas, os usuários do WhatsApp, principalmente de grupos, precisam ficar atentos a um perigo que tem se tornado cada vez mais comum: o compartilhamento de links maliciosos. De acordo com o Relatório da Segurança Digital no Brasil, produzido pelo dfndr lab – laboratório de segurança digital – entre os meses de julho e setembro deste ano, foram registrados 16.7 milhões de phishing via app de mensagens.

“O phishing via aplicativo de mensagem induz a vítima a fornecer dados e, posteriormente, compartilhar algum link malicioso com seus contatos. Geralmente, são utilizados como iscas falsas ofertas de emprego, descontos e promoções para atrair o maior número de pessoas. Alguns usuários, sem saber que aquele link é perigoso, acabam repassando o golpe para seus contatos, principalmente em grupos de WhatsApp. Por isso, esses links acabam se disseminando rapidamente”, explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

O especialista recomenda que você tenha cuidado com links compartilhados no WhatsApp. “O usuário precisa criar o hábito de checar se um link é verdadeiro antes de clicar. Com uma rápida busca na internet, é possível conferir, por exemplo, se aquela promoção ou oportunidade de trabalho recebida por mensagem está sendo anunciada em um site oficial da marca ou empresa” completa Simoni.

Leia mais: Como bloquear fake news no WhatsApp?

É importante, também, manter um bom antivírus instalado no celular. O dfndr security, por exemplo, além de oferecer todos os benefícios de um antivírus comum, é o único aplicativo de segurança que oferece proteção em tempo real contra contra ataques dentro do WhatsApp, SMS e Messenger. Toda vez que você receber um link malicioso ou fake news de um dos seus contatos, você recebará um aviso como o da imagem abaixo.

exemplo de detecção de phishing feita pelo dfndr security

Você pode baixar o dfndr security gratuitamente aqui.

Instale o dfndr security.

*Texto publicado originalmente em 5 de abril de 2016.

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.