Como bloquear um amigo no Messenger

Saiba como parar de receber mensagens ou ligações de um determinado contato no Facebook sem desfazer a amizade.

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo todo, alcançando a marca de 2,2 bilhões de usuários ativos por mês este ano. Com tanta popularidade, é comum que os usuários da plataforma tenham uma longa lista de amigos, que pode chegar até 5 mil contatos adicionados. E aí, com tantos amigos adicionados, sempre pode existir aquele contato que você não deseja receber mensagens ou ligações pelo chat do Facebook, né?

Nesses momentos, surge a pergunta: como bloquear um amigo no Messenger? Se este é o seu caso, você pode ficar despreocupado, pois existe uma forma simples para deixar de receber mensagens de determinadas pessoas no Facebook, sem que seja necessário desfazer a amizade.

Fique atento à sua segurança

Além de evitar pessoas inconvenientes, Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, explica que saber como bloquear um contato no Messenger pode te ajudar a prevenir alguns riscos. “Criminosos criam perfis falsos no Facebook para aplicar golpes por meio de links maliciosos disseminados pelo Messenger, utilizando como iscas falsas ofertas de emprego, descontos e até presentes. Alguns usuários, sem saber que aquele link é perigoso, acabam repassando o golpe para seus contatos. Ao receber uma mensagem de um amigo ou parente, que são considerados pessoas confiáveis, você pode acabar clicando e, consequentemente, se tornando mais uma vítima”, informa Simoni.

Antes de clicar em um link que alguém te enviou pelo Messenger, o especialista recomenda que você verifique se ele é verdadeiro. “Com uma rápida busca na internet, o usuário consegue conferir, por exemplo, se aquela promoção ou oportunidade de trabalho recebida por mensagem está sendo anunciada em um site oficial da marca ou empresa. Além disso, usuários de smartphones Android podem contar com o nosso aplicativo dfndr security, que por meio da ferramenta Bloqueio de Hackers faz essa verificação em tempo real dos links recebidos dentro de aplicativos de mensagens”, completa Simoni. Além disso, é possível checar se um link é seguro no site do dfndr lab, que te diz na hora se um endereço da Web é ou não confiável.

Leia mais: Como identificar um perfil fake no Facebook

Como bloquear um amigo no Messenger

Ao bloquear um amigo no Messenger, você para de receber mensagens ou ligações do contato no seu chat. Vale lembrar que este recurso não desfaz a amizade com a pessoa e também não a impede de ter acesso ao seu perfil do Facebook.

No computador

Para bloquear

1- Abra a conversa com a pessoa que deseja bloquear e clique no ícone de engrenagem, na barra azul com o nome do contato. Em seguida, selecione a opção Bloquear;

2- Por último, na caixa de diálogo que surgir, clique em Bloquear mensagens para confirmar.

Para desbloquear

Ao abrir uma conversa com alguém bloqueado, selecione a opção Desbloquear, localizada na parte superior da tela.

No aplicativo Messenger

Para bloquear

1- Abra a conversa com a pessoa que deseja bloquear e toque em Detalhes (cujo ícone é um i dentro de um círculo, localizado no canto superior direito da tela). Em seguida, selecione a opção Bloquear;

2- Ative somente a primeira opção, Bloquear mensagens de (nome do amigo).

Para desbloquear

Abra a conversa com o contato bloqueado e toque no ícone com a letra i, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione a opção Desbloquear. Por fim, desative a opção Bloquear mensagens de (nome do amigo).

Leia mais: Como ocultar contatos no Messenger

Dica dos especialistas

Agora que você sabe como bloquear um amigo no Messenger, é possível que, ao perceber que não é mais possível te enviar mensagens, aquele contato mais chato tente outras formas de abordagem, como a ligação telefônica.

Para resolver este problema, existem alguns aplicativos com função de Bloqueador de chamadas, como o dfndr security, aplicativo de segurança para Android. Com ele, ao receber uma chamada desconhecida, a ferramenta enviará uma mensagem automaticamente para saber se você deseja bloquear aquele número.

*Texto publicado originalmente em 7 de setembro de 2015.

PUBLICIDADE

dnfdr security protege mais de 130 milhões de celulares. Baixe agora!

Tags: