Como funciona um celular com inteligência artificial?

Entenda o que é inteligência artificial e como funciona um celular que possui esta tecnologia.

Antigamente, a inteligência artificial parecia coisa de filme de ficção científica, muita gente não conhecia ou até mesmo havia ouvido falar. Hoje em dia, você pode até não perceber, mas vários recursos da inteligência artificial já chegaram à ponta dos seus dedos. A inteligência artificial se trata de um conceito que revolucionou o mundo digital e influenciou até o modo como você utiliza seu smartphone. Mas você sabe o que é ou como funciona um celular com inteligência artificial?

O que é inteligência artificial?

Os estudos de inteligência artificial, também conhecida como AI, provam que os softwares podem ser articulados para realizarem tarefas que poderiam ser executadas por um ser humano, a partir de um complexo processo de análise e reconhecimento de padrões. A partir disso, permite que se tornem “inteligentes”, já que são capazes de evoluir e se autodesenvolver de acordo com o uso. O Spotify, por exemplo, pode te recomendar novas sugestões de artistas baseados naquilo que você costuma ouvir, pois o software estuda seus hábitos dentro do aplicativo. O nome dessa técnica é machine learning, uma extensão da inteligência artificial.

O que é machine learning?

O machine learning – ou aprendizagem de máquina – é uma área da ciência da computação que viabiliza o conceito da inteligência artificial, uma vez que permite que as máquinas se tornem mais complexas ao ganharem capacidades similares ao cérebro humano. Isso significa que além de conseguirem raciocinar, também aprendem, desenvolvem habilidades e tomam decisões com autonomia. Vários recursos de machine learning já foram distribuídos para o mundo dos smartphones, o que significa que você já tem acesso a essa nova realidade.

Leia também: É seguro pagar contas pelo celular?

Como funciona um celular com inteligência artificial?

Como você já deve imaginar, o avanço da inteligência artificial veio com o intuito de melhorar muitas das facilidades que as pessoas têm digitalmente hoje em dia. Os celulares, principais responsáveis por essas facilidades, obtiveram alguns recursos da inteligência artificial implantados em seus sistemas rapidamente, tornando-os cada vez mais modernos e tecnológicos.

“A inteligência artificial, quando aplicada nos sistemas operacionais móveis, é capaz de identificar e reconhecer padrões de uso, com o intuito de melhorar a experiência e usabilidade do usuário” explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital. Veja agora 3 exemplos de inteligência artificial que você provavelmente já tem acesso:

Siri (iOS) e Google Assistente (Android)

Você já ouviu falar nas assistentes pessoais? De muita ajuda para os usuários de smartphones, a Siri e Google Assistente são alguns exemplos de mecanismos baseados nas áreas da inteligência artificial e Machine Learning. Elas podem fazer reservas em restaurantes, ligar para um contato seu ou até mesmo conversar com você. Com recursos como interação e comando de voz, ambos os sistemas utilizam uma tecnologia que é capaz de compreender o que o usuário deseja para, então, fornecer uma solução personalizada.

Leia mais: O iOS é seguro? Descubra alguns segredos sobre seu iPhone

Gerenciamento de arquivos

O Google Fotos, por exemplo, é um dos serviços mais populares do Google. Ele utiliza da inteligência artificial para organizar as fotos que estão armazenadas no seu celular de maneira inteligente, pois consegue detectar os elementos de cada imagem, entendendo do que cada uma se trata. Assim, ele consegue separá-las em categorias de acordo com lugares, objetos, pessoas e datas, por exemplo, facilitando o processo de encontrar fotos específicas na galeria do seu celular.

Você pode se interessar também: O que é LGPD?

Aplicativos para celular

A inteligência virtual veio também para entreter e impressionar. Por isso, existe uma gama de variedades nas lojas que oferecem aplicativos com esses novos recursos. Você provavelmente já usou ou já viu algum amigo usando algum app inteligente de foto para ver como ficaria mais velho, ou no sexo oposto, não é? Esse tipo de app, por exemplo, utiliza o reconhecimento facial para alterar traços característicos no seu rosto.

E quem nunca conversou com um robô? Assim como as assistentes virtuais, alguns aplicativos oferecem uma conversa 100% inteligente com respostas extremamente coerentes, que aprendem com as suas. Seu comportamento comunicativo é estudado pelo sistema, a fim de gerar uma conversa personalizada e idêntica a uma pessoa real.

Além disso, alguns apps de segurança, como o dfndr security, utilizam a inteligência artificial para te proteger. Com o uso dessa tecnologia é possível detectar, analisar e alertar a população sobre os mais recentes e sofisticados ataques e golpes na internet. Ele realiza varreduras automáticas em todo o sistema do seu telefone, além de remover ameaças instantaneamente e de forma inteligente. Para experimentar de graça o dfndr security, é só tocar nos botões abaixo:

 

Instale o dfndr security.Instale o dfndr security.
 

 

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: