Como proteger seus dados no WhatsApp

Aprenda diversas formas de manter suas conversas seguras e veja a melhor para a você.

Na era do “menos telefonema e mais WhatsApp” é normal que as pessoas queiram proteger suas conversas e dados trocados pelo aplicativo.

Além disso, hoje, basta que alguém consiga o número do seu telefone para ter acesso a você, sua foto do perfil, última vez online e status. Sem contar a preocupação com quem lê suas conversas.

Para manter sua privacidade os desenvolvedores melhoraram pontos de problema com a criptografia, liberaram opções de auxílio a privacidade e a PSafe criou o Cofre.

Criptografia

Em novembro de 2014 o aplicativo passou a adotar o protocolo de textos seguros (TextSecure) que evita que as mensagens sejam espionadas. O projeto é da empresa Open Whisper Systems e teve apoio de Edward Snowden (refugiado na Rússia após vazar informações sobre a vigilância em nível mundial por parte da NSA).

Essa melhoria evita que suas conversas sejam acessadas por programas mal intencionados. A atualização foi necessária depois que foi revelado em um fórum de hackers na Holanda que um App espião estava tendo acesso a todas as conversas devido a uma falha de segurança.

Privacidade

Nem tudo no seu perfil precisa ficar acessível a todos. Para definir o que fica a mostra e para quem vá em “Configurações” -> “Informações da conta” -> “Privacidade”.

Nessa aba você pode definir quem tem acesso a: Visto por último, Fotos do perfil e Status. É só clicar no que você deseja mudar que aparecerá uma tela pop up com as opções.

Você também pode gerenciar os Contatos bloqueados e desativar a Confirmação de leitura, que são as tags em azul quando a pessoa lê. Vale lembrar que se você desabilitar, você também não saberá se a pessoa leu a sua mensagem.

Download automático

Se não deseja abrir o WhatsApp e dar de cara com aquela foto enviada no grupo porque tem gente do seu lado, saiba que você pode desabilitar o download automático. Ainda em “Configurações” escolha “Opções de conversa”.

Em “Download automático de mídia” clique no tipo de rede (Dados, Wifi e Roaming) e marque a caixa ao lado do que você deseja que seja carregado automaticamente.

Notificação na tela bloqueada

Sabe aquela notificação que aparece na tela bloqueada e que tanto te traz problemas? Você também pode desabilitá-la. Alguns aparelhos já não mostram mais o texto da conversa na barra de notificação, mas mostram na tela de bloqueio. Ainda em “Configurações”, vá em “Notificações” e clique em “Notificação Pop-up”.

Vai aparecer uma aba para você escolher quando deseja receber a notificação pop-up. Marque “Sem popup”. Lembre-se de marcar essa opção tanto em “Notificações de mensagem” quanto em “Notificações de grupo”.

Esconder conversa

Sabia que você pode esconder as conversas sem apaga-las? Se você tem uma conversa, mas não quer que a vejam no topo da lista nem quer apaga-la, você pode arquiva-la. Na lista de conversas, pressione a conversa por um tempo para que apareça o pop up de opções. Escolha “Arquivar conversa”.

Para acessá-la de novo é só descer toda a lista de conversas e clicar em “Conversas Arquivadas”. Para desarquivar é só pressioná-la de novo e aparecerá a opção de “Desarquivar conversa”.

Cofre

O recurso Cofre do PSafe Total funciona como uma segunda autenticação, protegendo suas informações de serem vistas por quem não deve. Ao ativá-lo você tem a opção de escolher quais aplicativos receberão essa segurança extra.

Assim, quando você ou outra pessoa tentar abrir seu WhatsApp será necessária uma senha, além da que foi utilizada para desbloquear o aparelho.

Com o Cofre você protege fotos, vídeos, SMS e aplicativos em geral. Ao instalar o PSafe Total clique na aba “Proteção” e “Cofre”. Com os dedos desenhe uma senha e repita para confirmar.

Em seguida vai aparecer uma tela pedindo para você configurar uma pergunta secreta. Ao definir isso é só escolher o que será protegido pelo Cofre e ficar tranquilo.

Agora é só você decidir qual é a melhor solução para você.

Tags: