4 coisas que você não deve postar no Facebook

Confira alguns cuidados que você deve ter para garantir sua segurança nas redes sociais.

Hoje em dia, é possível postar no Facebook e em outras redes sociais desde fotos e vídeos, até memes, opiniões e pensamentos. Só na plataforma do Facebook, 102 milhões de brasileiros se conectam e compartilham seus momentos todos os meses¹. Mas tanta gente conectada chama a atenção de criminosos e pessoas mal-intencionadas, que podem se aproveitar de qualquer informação e vulnerabilidade para te prejudicar.

E se você adora compartilhar sobre seu dia a dia nas redes sociais, aí vai um alerta. “Publicações que parecem inofensivas, como status de relacionamento, datas de aniversários e até fotos, podem ser usadas por hackers contra o usuário, que pode sofrer diversos prejuízos, como ter seus dados roubados”, explica Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório de segurança digital.

Geralmente, cibercriminosos criam perfis falsos para acompanhar outros usuários, procurando alguma brecha para “atacar”. Em 2017, o dfndr security, aplicativo gratuito de segurança, bloqueou mais de 1 milhão de páginas falsas apenas no Facebook. “Além disso, os hackers costumam lançar diversas iscas nas redes sociais, como phishing e spam, que podem infectar e danificar o celular ou computador da vítimas com malwares”, completa Simoni.

O que você não deve postar no Facebook

Os especialistas de segurança do dfndr lab listaram 4 cuidados que você deve ter ao postar no Facebook ou em qualquer outra rede social:

1 – Não informe dados pessoais, como CPF, identidade e contas de serviços online

Qualquer pessoa mal-intencionada que possua os seus dados pode se passar por você, para aplicar golpes em outras pessoas. Por isso, quanto menos informações pessoais você compartilhar, mais seguro você estará.

2 – Evite postar fotos íntimas

Isso vale para envios de fotos em conversas privadas. Isso porque hackers podem ter acesso a rede de internet que você esteja logado para roubar o conteúdo e usá-lo contra você, fazendo chantagens ou vazando as imagens na internet. Para aumentar a segurança da sua navegação, você pode utilizar o dfndr vpn, por exemplo, que te deixa invisível na internet e ninguém, nem mesmo um hacker, saberá onde você está ou o que está fazendo.

3 – Não compartilhe sua localização, viagens e endereços residenciais

Através da sua localização, um criminoso saberá todos os locais em que você está, inclusive se você está fora de casa. Dessa forma, ele pode invadir a sua casa ou até tentar te sequestrar na rua. Também evite informar publicamente que está sozinho em casa.

4 – Não acredite em tudo que ver

É comum que hackers criem diversas armadilhas nas redes sociais, usando links maliciosos contendo phishing e spam, para aplicar diversos tipos de golpes. Geralmente, eles usam indevidamente nome de marcas famosas, anunciando supostas promoções ou fazendo promessas para ganhar brindes e presentes e, ao tocar no link, você pode ter seus dados roubados ou ser induzido a baixar apps infectados com vírus, por exemplo. Em caso dúvida, verifique, gratuitamente, se um link é seguro no site do dfndr lab.

_______________________________________________________________________________________________________
¹ Dado divulgado pelo Facebook em 19 de abril de 2016.