Mais de 13 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes em fevereiro

Clonagem de WhatsApp cresceu 264% quando comparado com o mês de janeiro

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, realizou um levantamento para entender o panorama da cibersegurança no Brasil em fevereiro deste ano. Segundo o estudo, estima-se que 13,7 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes via link maliciosos em todo o país. Já o ataque de clonagem de WhatsApp registrou um aumento de 264%, saltando de 198 mil para 722 mil casos, segundo projeção do laboratório. São Paulo, assim como em no mês de janeiro, continua sendo o estado mais afetado, com 154,5 mil vítimas.

Confira o balanço completo de fevereiro:

Fake news cresce 171% entre janeiro e fevereiro de 2020

Quando comparado com o mês de janeiro, fake news registrou um salto de 171%, saindo de 33,8 mil para 91,7 mil. Saúde foi a temática mais usada nas notícias falsas do período. Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, as questões atuais no mundo acarretaram esse aumento.

Leia mais: 22,6 milhões de brasileiros já foram vítimas de scammers

“Um motivo para esse aumento pode ser a epidemia do novo Coronavírus. A prática de usar temas em evidência em períodos estratégicos é extremamente lucrativa para os criadores das notícias falsas, porque potencializa o número de acesso e compartilhamentos às fake news. Além disso, com a aproximação das eleições municipais este ano, esperamos um expressivo aumento na disseminação de notícias falsas, seguindo o mesmo padrão das últimas eleições para presidente do Brasil”, explica Simoni.

O golpe do momento

A clonagem de WhatsApp continua fazendo vítimas no Brasil. De acordo com a projeção realizada pelo dfndr lab, o número de afetados só no mês de fevereiro ultrapassou 722 mil. É o maior registro mensal do golpe desde o início do seu monitoramento pelo laboratório, em janeiro de 2019.

Leia mais: Mais de 198 mil brasileiros tiveram WhatsApp clonado em janeiro

Como se proteger

Os especialistas do dfndr lab listam alguns cuidados que os usuários devem ter para não cair em golpes como clonagem de WhatsApp e fake news:

  • Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas e desconfie de promoções, notícias sensacionalistas e descontos. Descobriu que uma notícia compartilhada é fake news? Avise aos seus amigos, familiares e conhecidos.
  • Ative a autenticação em dois fatores, disponível no próprio WhatsApp, para aumentar a segurança da conta.
  • Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.
  • Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizam proteção contra golpes. O dfndr security, por exemplo, envia alertas de segurança para os usuários sempre que uma tentativa de clonagem de WhatsApp ou fake news é detectada. Para baixar o dfndr security, é só tocar aqui.

Instale o dfndr security.Instale o dfndr vault.

Tags: