Segurança digital no computador e celular

Mês da cibersegurança: veja dicas para se proteger de crimes virtuais

Acontece no mês de outubro a Conscientização em Segurança Cibernética, um período sobre a importância de se proteger no mundo digital.

Crimes virtuais são a maior ameaça do mundo digital e, à medida que a tecnologia avança, os cibercriminosos aperfeiçoam os golpes e os ataques. Com o aumento dos crimes ano após ano, entidades de vários países escolheram o mês de outubro para ser o momento de Conscientização em Segurança Cibernética do ano, quando se reforça a importância da segurança digital. A intenção é que nesse período sejam implementadas iniciativas para conscientizar a população sobre práticas seguras de cibersegurança e de como proteger seus dados.

Com o início da pandemia da Covid-19, muitas atividades até então feitas de forma física foram adaptadas aos meios digitais. Práticas que já eram feitas online, como, por exemplo, o e-commerce, tiveram um aumento significativo durante o período de isolamento, segundo o G1. O crescimento do uso da internet impulsionou os crimes e ataques cibernéticos  a pessoas físicas e a empresas.

Veja algumas dicas de como se proteger de crimes virtuais:

  1. Faça autenticação em duas etapas em suas contas e aplicativos. Esse é um recurso de segurança que exige duas confirmações de acesso, primeiro pela senha definida anteriormente pelo usuário e depois por meio de um código de segurança enviado por SMS ou e-mail. De preferência, utilize um segundo dispositivo ou e-mail que não esteja ativado no aparelho principal para receber os códigos. Isso garante que, caso seu celular caia nas mãos de terceiros, eles não poderão acessar seus dados.
  2. Não compartilhe seus dados pessoais com desconhecidos e em sites sem saber de sua procedência. Muitos crimes virtuais são praticados por meio de páginas falsas com o objetivo de roubar dados, assim como os cibercriminosos podem fingir serem de empresas e instituições conhecidas para conseguir extrair informações pessoais ou obter ganhos financeiros.
  3. Tenha uma solução de segurança pessoal, como o dfndr security, um aplicativo que oferece proteção contra golpes, como o de Clonagem de WhatsApp, links maliciosos, fake news e aplicativos com vírus. Vale ressaltar que pessoas jurídicas também precisam ter uma proteção. VScanner, é a sua maior aposta para se proteger das ameaças virtuais. Com ele é possível realizar análises profundas, e entender se seu site ou domínio tem vulnerabilidades a serem exploradas por hackers, e também ser informado das soluções delas em só um lugar!
  4. Mude suas senhas com frequência. Apesar de todos os cuidados para proteger suas informações, se uma empresa onde você tem algum registro sofrer um ataque cibernético e tiver dados vazados, os seus podem estar entre eles. Outro ponto importante é não anotar senhas em lugares que podem ser acessados por outros.
  5. Utilize VPN para que seus colaboradores acessem os dados e plataformas utilizadas pela empresa. Esse é um recurso que serve como uma camada de proteção que decodifica os dados compartilhados de forma segura. 
  6. Eduque seus colaboradores para que eles utilizem os computadores e celulares para trabalho de maneira segura. Incentive o uso de soluções de segurança, medidas de armazenamento seguro de dados e outras práticas que podem evitar que vazamento de dados e crimes virtuais atinjam a empresa.

Com informações do G1: https://glo.bo/3lmR7RV

Tags: