O mês de conscientização da segurança digital é crucial para a segurança de pessoas e empresas.

O que é o mês da cibersegurança?

Neste post, você conhecerá tudo sobre o mês de conscientização de cibersegurança. Entenda como ele começou e por que é tão importante.

Outubro é o mês de conscientização à cibersegurança. Afinal, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, as notícias de ataques à empresas e de vazamentos de dados não param. A preocupação é tão grande que, segundo uma matéria divulgada no próprio site da Casa Branca, o presidente dos EUA lançou uma iniciativa com mais de 30 países para discutir planos de combate aos crimes cibernéticos. 

Neste post, você entenderá tudo sobre o mês da segurança digital, como o que é e a sua importância. Além disso, já trouxemos algumas dicas de segurança digital para pessoas e  agora, listamos 11 dicas de segurança para empresas. Assim, sua organização não precisa sofrer com os prejuízos financeiros e danos na imagem, consequências comuns das ações dos hackers. 

Vamos lá! 

O mês de conscientização da cibersegurança

A campanha foi lançada em 2004, nos EUA, em uma iniciativa do Departamento de Segurança Nacional americano, e da National Cyber Security Alliance, uma parceria público-privada, sem fins lucrativos, para promover a segurança digital no país. 

O objetivo principal da ideia é garantir que a população americana esteja mais segura online. Para isso, são divulgadas mensagens de conscientização e organizadas palestras, workshops e outros eventos para ajudar pequenas, médias e grandes empresas, assim como as próprias pessoas, a se educarem sobre o assunto. 

A cada ano é pensado um tema geral para a campanha, abordando desafios de conscientização sobre segurança digital e oportunidades de aprendizado sobre o assunto. O tema de 2021 é “Do your part. #BeCyberSmart”. Ou seja, faça a sua parte e seja ciber inteligente. A ideia é empoderar pessoas e organizações a conhecerem seu próprio papel na cibersegurança. 

Com a popularização da campanha, e o crescente número de ciberataques por todo o mundo, regiões como a Europa criaram a sua própria versão, o European Cyber Security Month. O evento anual conta com o mesmo princípio: educar e conscientizar a população do velho continente em relação à segurança digital. A ANPD, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, ainda não oficializou uma versão brasileira do evento. 

Entre as ameaças mais comuns, temos o phishing e o malware, que inclui ransomware.

No mês da conscientização de cibersegurança, o malware é uma das principais ameaças discutidas.

A importância da conscientização sobre cibersegurança

Uma breve olhada em notícias sobre o assunto deixa claro como a campanha é mais relevante do que nunca. Confira alguns exemplos que explicam o potencial dessa ameaça: 

Além das notícias, os números dessa pandemia de ataques virtuais também são preocupantes: 

Numeros de ciberataques mostram a importância da conscientização no mês de segurança digital.

Marco DeMello, CEO da PSafe e presidente do grupo CyberLabs, aponta que a conscientização sobre cibersegurança deve ir muito além de um mês. “O mês da segurança digital é uma ótima iniciativa. Um assunto tão importante para pessoas e empresas não pode ser tão pouco discutido quanto é atualmente. Esse é um primeiro passo para a segurança digital fazer parte do nosso dia a dia.” finaliza.

11 dicas de segurança digital para proteger a sua empresa

Abaixo, separamos algumas dicas para ajudar a sua empresa a se proteger contra os ataques virtuais: 

  1. Eduque os colaboradores sobre a importância da cibersegurança, não somente para a empresa, mas também para a vida pessoal;
  2. Estabeleça uma política de BYOD, Bring Your On Device ou “traga seu próprio equipamento”, com medidas de segurança mínimas para colaboradores que usam dispositivos pessoais para trabalho;
  3. 57% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção na rede Wi-Fi, o que abre a porta para roubos de dados e invasões indevidas. Confira o nosso e-book de segurança de redes para saber mais;
  4. Use uma VPN, a rede virtual privada que permite enviar e receber informações de forma mais segura;
  5. Trabalhe as boas práticas para criação de senhas, como criar senhas fortes, evitar repeti-las e usar um programa para gerenciá-las, como o LastPass;
  6. Monitore vazamentos de dados, já que as senhas vazadas podem ser usadas para invadir a infraestrutura da empresa;
  7. 98% dos sites corporativos possuem vulnerabilidades, é crucial detectá-las e corrigi-las, antes que sejam exploradas por invasores, o VScanner, é a sua maior aposta para se proteger das ameaças virtuais. Com ele é possível realizar análises profundas, e entender se seu site ou domínio tem vulnerabilidades a serem exploradas por hackers, e também ser informado das soluções delas em só um lugar!
  8. Use uma solução de segurança digital que bloqueia automaticamente os ataques virtuais.
  9. Fique atento aos golpes mais comuns, como o phishing. Nesse ataque, os criminosos buscam enganar as vítimas usando informações conhecidas, como sites que parecem confiáveis;
  10. Faça backups regularmente, especialmente o off-site. Essa é uma boa prática de segurança que ajuda a recuperar dados potencialmente perdidos;
  11. Mantenha programas, sistemas e equipamentos atualizados. Atacantes exploram vulnerabilidades e quanto mais desatualizada a solução, mais exposta ela pode estar.  

DeMello aponta a maior dificuldade da cibersegurança atual: “O grande desafio é estar protegido o tempo todo. Na prática, o hacker só precisa acertar uma vez. Um único dispositivo vulnerável ou um único colaborador que caia em um golpe de phishing pode ser o suficiente para trazer um resultado catastrófico e incontáveis prejuízos à sua empresa.”, comenta.  

Basta pensar no rumo que a própria sociedade está tomando, para entender por que a conscientização com a cibersegurança é tão importante. Por exemplo, desde que o Pix nasceu, uma das suas promessas era acabar com o dinheiro em espécie, segundo uma matéria publicada no InfoMoney. Por isso, já começaram a surgir os golpes envolvendo o Pix. Isso indica que quanto mais a sociedade se digitaliza, mais o crime acompanha. 

Com informações do InfoMoney, White House, G1, Veja, O Globo, National Cyber Security Alliance e European Cyber Security Month.

Tags: